Quem vai quebrar recorde do dourado, pacu e piapara?

Por 12/03/2017 Blog

A liberação da pesca se deu há pouco tempo na maioria dos rios das bacias brasileiras. Pelo menos na do Prata, a qual engloba importantes rios como Paraná, Paraguai e Uruguai, três espécies certamente serão alvos dos pescadores: piapara, pacu e dourado. Quem vai quebrar o recorde delas na IGFA?

Levantamento feito pela Pesca & Companhia em consulta à IGFA mostra que essas três espécies tem recordes (all tackle)  internacionais. Eles foram pescados em águas vizinhas e dois deles por pescadores estrangeiros.

O detalhe é que tanto o dourado como a piapara recordistas foram pescados em Concórdia, na Argentina, no Rio Uruguai.  O “rei do rio” foi capturado pelo pescador brasileiro André de Botton, na reserva de Salto Grande. E tem um detalhe. Segundo o guia que o acompanhava, Hector Bradanini, de Botton tentava homologar um dourado de 24 kg quando conseguiu um ainda maior. Já o pacu (Piaractus mesopotamicus) foi capturado no pisco Rio Tarija, na Bolívia.

Confira a relação e, por quê não, já estabelecer como meta a quebra desses recordes, de repente, em algum rio brasileiro.

Piapara 7.26 kg, no Rio Uruguai, em Concórdia (Argentina). Data: 22/04/2013. Pescador Ray Snyder

Dourado: 25.28 kg, no Rio Uruguai, em Concórdia (Argentina). Data: 11/01/2006. Pescador: Andre L. S. de Botton

Pacu (Piaractus mesopotamicus): 10.21 kg, no Rio Tarija (Bolívia). Data 28/09/2008. Pescador: Alejandro Linares